Nunca é de mais repetir que para ter umas unhas bonitas, fortes e saudáveis são necessários mais do que cuidados externos. A saúde das tuas unhas começa na tua alimentação. Deves fazer todos os esforços para conseguires manter uma alimentação regular e saudável para estimular o crescimento das unhas (e cabelos).
Estes são os passos básicos para umas unhas fortes e bonitas. Mas existem também alguns cuidados externos que podem e devem ser feitos com alguma regularidade e que vão fazer a diferença, como por exemplo, um detox para unhas. Há uns dias atrás escrevemos um artigo onde te apresentamos os conselhos de Elsa Deslandes, manicure e técnica de unhas, da Gemey-Maybelline e três programas detox para unhas que podias adaptar às tuas necessidades, desejos e à rotina do teu dia a dia (podes reler o artigo aqui).
Ora, com a chegada do inverno os cuidados com as nossas unhas devem ser redobrados, pois o frio, as sucessivas camadas de verniz que aplicamos e ainda a acetona podem danificar as unhas unhas, deixando-as com manchas, estrias, fracas e quebradiças.
É por este motivo que dedicamos o artigo de hoje, uma vez mais, ao tema cuidados de unhas, onde vamos dar-te algumas dicas e conselhos preciosos sobre tudo o que deves fazer às tuas unhas antes da chegada do inverno. Para ler, tomar nota e pôr em prática.
Etapa I
Esquece o verniz pelo menos durante uma semana
Coo certamente já saberás, a aplicação constante de verniz “sufoca” as tuas unhas, acabando por enfraquecê-las (caso não uses uma base coat apropriada para as tuas unhas). Para evitar que elas fiquem ainda mais fracas e quebradiças nos dias frios de inverno, a solução é deixar as tuas unhas “respirar”, deixando de aplicar verniz durante, pelo menos, uma semana.
Etapa II
Cortar as unhas e dar-lhes forma com uma lima suave
Para que as tuas unhas fiquem mais fortes e cresçam saudáveis é necessário que as vás cortando com regularidade, principalmente antes de as limares .A lima pode ser muito agressiva para as unhas, por isso dá preferência a uma lima de quatro faces, onde podes usar a face mais suave para limar as unhas e terminar com a face de polir para as alisar e ativar a circulação. Também é importante lembrar que deves limar as unhas sempre no mesmo sentido.
Etapa III
Reparar e proteger as unhas
Começa por fazer uma esfoliação às mãos e aplica de seguida o teu creme hidratante. Depois podes passar para o tratamento das cutículas com um óleo específico.
Se as tuas unhas têm tendência a ficar amareladas aplica-lhes, durante 2/3 minutos, uma rodela de limão, uma astúcia 100% natural e muito eficaz para as branquear. Termina com a aplicação de uma base coat reparadora que não só ajuda as tuas unhas a ficar mais fortes como ainda as protege.
Deixe um comentário