Estudos dizem que são precisos 21 dias para se criar ou acabar com um determinado hábito. Não sabemos se este é o tempo suficiente para se consiguir acabar com o vício de roer as unhas, mas temos a certeza que, para as pessoas que sofrem de problemas de ansiedade e nervosismo, estar 21 dias sem cair na tentação de levar as unhas à boca já é uma grande vitória.
Para além de implicações estéticas e sociais, roer as unhas pode trazer ainda implicações para a saúde. Por isso mesmo, hoje trazemos-te algumas dicas que te podem ajudar a combater e a acabar com este vício. Vamos começar? Toma nota.
1. Descobrir o “porquê”
Primeiro deves perceber qual motivo que te leva a roer as unhas e em seguida identificar quais os momentos em que este hábito é activado: antes de um exame, na hora de tomar uma decisão importante, etc. Depois opta por atividades que não envolvam grande stress e procura manter as tuas mãos ocupadas fazendo algo que gostes: dançar, tocar um instrumento musical, tricotar, escrever, etc. Assim, não te deixas afetar pela ansiedade e evitas roer as unhas.
2. Mastigar pastilha elástica
É uma boa ideia e uma solução prática quando sentes vontade de roer as unhas. Para além de te manteres ocupada a mascar e evitar que metas as unhas na boca, mastigar pastilhas elásticas deixa-te com o hálito fresco e os movimentos dos músculos ainda te ajudam a prevenir o aparecimento de rugas.
3. Exercícios de auto-controlo
Se a ansiedade ou nervosismo estão a deixar-te com uma vontade imensa de roer todas as tuas unhas faz exercícios de yoga, respiração ou alongamentos. Estar concentrada numa atividade vai ajudar-te a relaxar e a esquecer a vontade de roer as unhas. E para testares o teu auto-controlo, experimenta colocar o dedo na boca durante alguns minutos e tenta não roer a unha. Repete este exercício constantemente e com algum esforço verás que a vontade de roer as unhas vai diminuindo.
4. Vernizes e afins
Aplica um verniz “stop biting”. Este género de produto normalmente ajuda a manter as unhas afastadas da boca (devido ao seu sabor) e ainda as torna mais fortes e resistentes. Quando as unhas já tiverem crescido ligeiramente aplica um verniz de uma cor que gostes. Verás que a imagem das tuas unhas pintadas e bonitas vai deixar-te com pouca vontade de as roer.
5. Unhas de gel
Se os vernizes “stop biting” não resultarem então o melhor é aplicar unhas de gel ou acrílico. O gel vai fazer com que as tuas unhas cresçam, impedindo-te de as roer. E para que não estranhes muito a mudança, opta por manter as unhas curtas e não te esqueças de fazer a manutenção com regularidade.
Basta incluíres estes pequenos passos na tua rotina diária e teres muita força de vontade para acabar com o vício de roer as unhas. No início pode ser complicado, mas ao fim de uns dias já não será tão difícil manter as unhas afastadas da boca e verás que facilmente alcançarás os teus objetivos.
Lara Varela
Muito boas essas suas dicas para parar de roer as unhas, vou tentar usar elas.